Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

JOSÉ FRÈCHES - EU, SIDDHARTA, O BUDA (FRÈCHES, José - Trad. REBELLO, Aurélio Barroso e ALVES, Laura) Rio de Janeiro: Ediouro, 2005


Escolher um livro para representar meus votos de feliz ano novo aos amigos que prestigiam meu blog foi tarefa difícil. Há muito tempo não o atualizo, pelas velhas desculpas de sempre: Trabalho, Faculdade, família e etc..
Nesse fim de ano um colega do trabalho me aguçou a curiosidade sobre um livro que falava sobre a vida do Buda. Disse que eu precisava ler, pois a história era fantástica. Já no fim de Dezembro ele me emprestou. Como estava lendo outro, deixei-o na fila. No dia 30 comecei a lê-lo, na véspera do ano novo foi impossível, mas no dia 01/01 retomei a leitura e só o fechei depois de terminada a leitura.
Fato, meu colega tinha razão. O livro é extraordinário e conta em forma de romance a vida de Siddhartha Gautama, o Buda. O escritor francês, José Frèches, especialista em cultura oriental romanceia a vida do Buda, desde seu nascimento até sua morte. Para quem é leigo no Budismo (e o livro não pretende converter ninguém), trás fatos como: A sua revolta com o sistema de castas da Índia e a briga pela igualdade de todos, sua infância prodígia, seu desprendimento, sua iluminação e ensinamentos que perduram até hoje.
O que mais me chamou a atenção e creio ser um ponto forte do livro é sua distância com a religião, a história sendo contada simplesmente.
Um belo romance que pincela a vida desse iluminado, mostrando ensinamentos e bons conselhos para os seres humanos. Vale à pena a leitura desse livro para começar bem 2012.
Desejo a todos um 2012 de muita paz, saúde e sucesso! Boas leituras nesse ano que se inicia e que todos conquistem seus objetivos.
Abraços e Boa compulsão a todos!!!

Um comentário:

  1. Obrigada por sua visita em meu blog, Florada de afetos, e que bom encontrar tantas indicações de livros. Há pouco percorri vários blogs, justamente para compor uma "lista de desejos" de leitura, porque, se deixar passo a vida lendo Clarice Lispector e Raduan Nassar, para todo o sempre, kkkk. Um abraço e que bom encontrar mais uma adorador das letrinhas.

    ResponderExcluir