Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 20 de abril de 2010

ZÉLIA GATTAI I - JARDIM DE INVERNO - (GATTAI, Zélia , Ed.Record)


Acho que o primeiro passo ao falar de Zélia Gattai é apresentá-la, já que poucos a conhecem. Zélia era esposa de Jorge Amado, e viveu com ele acontecimentos marcantes, muitos dos quais se misturam com a história do país. Após a morte do marido, assumiu sua cadeira na Academia Brasileira de Letras se tornando uma imortal. Ao ler os livros de Zélia sentimos um grande prazer, proporcionado pela linguagem clara e fácil que ela usava, dando a sensação de ser uma historinha contada pela nossa mãe.
Zélia Gattai era uma escritora despretensiosa que conseguiu fazer sucesso escrevendo tudo o que viu na vida, contando em pormenores e com riquezas de detalhes, histórias de sua família, da sua infância, juventude, dos filhos, do casamento com Jorge Amado, das agruras, do exílio e de passagens da história do país, na qual foi protagonista e testemunha. Conseguiu singularidade em seus livros e abdicou de usar o sobrenome consagrado em todo mundo, pois a única influência do marido famoso na sua obra foi o incentivo(contado por ela num de seus primeiros livros)falando pra ela escrever tudo o que ela se lembrasse e viesse a cabeça.
Quem gosta do Jorge Amado e quer saber sobre sua biografia, costumes e como viveu, os livros da esposa serve como excelente dossiê. Já os que se interessam por História do Brasil, política ou simplesmente querem ficar a par de costumes de sua época acharão nesse livro verdadeira relíquia, que ainda trás como brinde, os sentimentos da escritora.
jardim de Inverno é um dos mais belos livros de Zélia Gattai, onde ela conta como foi viver exilada na extinta Tchecoslováquia, sem poder visitar a família, os amigos e sua pátria. Mesmo dentro do Turbilhão em que vivia, a autora enumera e fala sobre as coisas boas que aconteceu nesse período, como o nascimento de sua filha, as viagens inesquecíveis, e o prêmio Internacional Stalin da Paz que o marido recebeu. Para quem só conhece socialismo nos livros, Zélia resgata uma época não muito distante de um Mundo dividido em dois sistemas. E contando com a experiência de quem vivenciou essas mudanças, mostra os dois lados, com suas vantagens e desvantagens.
O Livro é uma grande viagem que o leitor fará junto com as personagens principais numa aventura da vida real.
Boa compulsão a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário