Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 18 de setembro de 2011

NISE DA SILVEIRA - SENHORA DAS IMAGENS.



Sucesso em Brasília, Rio e Niterói, o espetáculo “Nise da Silveira – Senhora das Imagens” tem nova temporada a partir de nove de setembro no Centro Cultural Correios, onde lança seu DVD. Eleito pela Veja Rio um dos melhores espetáculos de 2011, o monólogo, criado pela Essencial Cia de Teatro, conta a história daquela que é uma das brasileiras mais importantes do século XX: a médica Nise da Silveira (15 de fevereiro de 1905 – 30 de outubro de 1999), vivida pela atriz Mariana Terra. Ao defender o uso da chamada terapêutica ocupacional em detrimento dos eletrochoques para apaziguar pacientes nos momentos de crise, Nise acabou por revolucionar o tratamento psiquiátrico não só no Rio de Janeiro como em todo o país.

E para contar a história de personagem tão vanguardista, o diretor Daniel Lobo, também responsável juntamente com Mariana pelo texto, concebeu espetáculo que pode ser chamado de multimídia por unir vídeo, dança, canto e pantomima. Assinada pela consagrada bailarina Ana Botafogo, a coreografia é executada ao som de temas compostos especialmente por João Carlos Assis Brasil, um dos maiores pianistas brasileiros em atividade. Sobre o cenário de Ronald Teixeira são projetadas pinturas do Museu de Imagens do Inconsciente, editadas pelo designer Batman Zavareze, além de depoimento exclusivo do poeta Ferreira Gullar, biógrafo de Nise. A encenação conta também com a participação especial de Carlos Vereza, cuja voz, ouvida em off, dá vida ao psicanalista Carl Gustav Jung, importante referência na vida da personagem.

Serviço
“Nise da Silveira – Senhora das Imagens”
Temporada: 9 de setembro até 23 de outubro de 2011 - de quinta-feira a domingo às 19h
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Tel. 2253-1580)
Bilheteria: 2219-5165 - de quarta-feira a domingo, das 16h às 19h
Ingressos: R$30 (inteira); R$ 15 (meia) - Reservas: (21) 9607-9593
Capacidade: 200 lugares
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 16 anos
Apoio Cultural: Centro Cultural Correios
Realização: Cia Essencial de Teatro
Interpretação e co-dramaturgia: Mariana Terra
Dramaturgia e direção: Daniel Lobo
Coreografias: Ana Botafogo
Trilha original: João Carlos Assis Brasil
Participações de Carlos Vereza (voz) e de Ferreira Gullar (em vídeo)
(Retirado do site do Centro Cultural dos Correios - http://www.correios.com.br/sobreCorreios/educacaoCultura/centrosEspacosCulturais/CCC_RJ/default.cfm )

COMENTÁRIOS
Recomendo sem susto! Fui assistir a peça com amigos e me emocionei do inicio ao fim. Apresentação belíssima, atuação magistral e emocionante, fora a linda biografia da Nise da Silveira. O Centro Cultural dos Correios é um espaço aconchegante, no centro do Rio e pra quem vem do outro lado da baía, pertinho da estação das barcas.
Mariana Terra, a atriz que interpreta Nise, além de muito competente no que faz, dá uma aula de simpatia e carisma. Eu e meus amigos fomos muito bem recebidos pelo diretor Daniel Lobo e pela Mariana que nos agraciou com histórias e momentos inesquecíveis.
Aproveitem sem moderação!

2 comentários:

  1. Valeu a dica! Vim lhe desejar uma linda e alegre semana... Meus sinceros cumprimentos. Lou Moonrise.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Lou. Linda semana pra ti também!
    Conte comigo sempre!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir