Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

FERNANDO MORAIS - OLGA (MORAIS, Fernando, Alfa-Omega, São Paulo - 1986)


O Livro Olga é a biografia da judia, comunista, guerrilheira, paramilitar, militante, ativista, mulher e mãe Olga Benário Prestes.
Mais que um livro, Olga nos remete a anos difíceis que nossos pais e avós nos contavam. Incerteza na política, opressão, silêncio. Ingredientes que permearam nossa recente história.
Mulher de Luiz Carlos Prestes, a alemã Olga desde sua juventude atuou ativamente dentro do partido comunista. Veio ao Brasil acompanhando e cuidando da segurança pessoal de Prestes, pois era altamente treinada. Assim os dois se apaixonaram e tiveram uma filha chamada Anita Leocádia.
Os planos do levante militar contra o governo Vargas não deram certos e tempos depois, Luiz C. Prestes e Olga Benário foram presos.
Contra todos os apelos da época (sendo a maioria internacional), Olga foi mandada grávida no porão de um navio, para a Alemanha nazista de Hitler como presente de Filinto Muller.
Mesmo os leitores que não apreciam biografia irão gostar de ler esse livro onde está marcada parte de nossa história e identidade. Um pedaço importantíssimo da história do nosso país e do mundo.
Quem viu o filme e gostou, recomendo que leia o livro e desfrute dos detalhes que não cabe em noventa minutos.
Impactante e indispensável. Recomendo sem susto.
Boa Compulsão a todos!!!

Um comentário: