Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

VICTOR HUGO I - OS TRABALHADORES DO MAR - (HUGO, Victor-Marie - Domínio Público)


A França sempre nos presenteou com grandes escritores, de escolas e épocas diferentes e Victor Hugo foi um dos maiores mestres da Literatura que já esteve entre nós. Mais conhecido pelo clássico Os Miseráveis (que pode ser visto em filme), Victor Hugo faz o leitor se apaixonar pela forma como escreve e pelo jeito que descreve os sentimentos.
Os Trabalhadores do Mar conta a belíssima história de um homem ingênuo que é capaz do impossível para conquistar sua paixão. O protagonista passa por uma aventura(boa parte do livro), repleta de momentos perigosos que leva o leitor em determinado momento se perguntar se tudo aquilo vale a pena. O final do livro também gera alguns questionamentos, mas creio que livre de julgamentos. Nesse ponto é que entra a genialidade do escritor, pondo em nossas mãos o fato, e em seguida transformando toda aquela dor, numa cena que só quem viveu tudo aquilo poderia decidir sobre sua vida. E cabe a nós, simples mortais, admirar a beleza e o encantamento da descrição do fim da história.
Detalhe a ser comentado. Foi impossível deixar algumas partes passarem em branco, pois o livro é rico em detalhes, principalmente de lugares. Com isso a curiosidade de ir ao Google e procurar imagens da Cadeira Gild-Holm-'Ur ou ir ao Youtube procurar a canção Bonny Duundee( que ficou marcada na história. Um tipo de trilha sonora).
É comum ouvirmos dizer que Victor Hugo demora muito descrevendo determinados assuntos, tornando a narrativa um pouco sonolenta. Mas quem se dispõe a ler esse grande autor, sabe que a descrição é uma das suas principais características. Por isso leia, tire suas conclusões e entenderá porque seus livros viraram Clássicos da Literatura.
Para concluir, quero dizer que esse livro trata do ananke(palavra grega que significa fatalidade) das coisas.Os Miseráveis trata do ananke das leis e Notre-Dame de Paris o ananke dos dogmas. Quando terminar de falar sobre o último, colocarei aqui a explicação de todos e o porquê do escritor fazer essa trilogia de ananke.
Boa Compulsão a todos!!!

Um comentário:

  1. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    AMARAL

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DEL FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir