Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Dia do falecimento do Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago.


Hoje, 18/06/2010 o mundo perdeu um grande escritor, Prêmio Nobel de Literatura em 1998 e autor de grandes obras. Gostaria de deixar alguma mensagem aqui para mostrar minha admiração, mas prefiro deixar as palavras de Harold Bloom, com a qual eu corroboro.
Em 2003, o crítico norte-americano Harold Bloom, no seu livro("Génio: Um Mosaico de Cem Exemplares Mentes Criativas"), considerou José Saramago "o mais talentoso romancista vivo nos dias de hoje", referindo-se a ele como "o Mestre". Declarou ainda que Saramago é "um dos últimos titãs de um gênero literário que se está a desvanecer".

sexta-feira, 4 de junho de 2010

BERTOLT BRECHT - A SANTA JOANA DOS MATADOUROS - (BRECHT, Bertolt - Domínio Público)


Há pouco tempo, tive a oportunidade de ler meu primeiro livro de Brecht para um trabalho da Faculdade. Confesso que fiquei surpreso com a forma que o autor escreve e aborda os assuntos. Às vezes autores como Brecht passam despercebidos, pura e simplesmente por não termos quem nos apresente suas obras, ou nos incentive a ler grandes clássicos da Literatura Universal.
A Santa Joana dos Matadouros é uma peça de teatro que foi escrita de 1929 a 1931, mas é tão atual que agora, na década que vivemos, aparecem situações semelhantes aos borbotões nos noticiários. O senso crítico do autor é embasado em exemplos muito bem colocados. A política, a religião e a luta de classes são mostradas de uma forma clara, inteligente e sem rodeios. O livro é uma obra imperdível, por isso gostaria de deixar aqui no blog, alguns pontos que considero interessantes e que merecem uma atenção especial do leitor.
A primeira é em relação à personagem Joana, que é de uma ingenuidade tão grande quanto sua vontade de mudar o mundo. Em termos atuais, a Joana de Brecht é a famosa bucha de canhão da história do livro. Tendo até o seu momento derradeiro, sido usado para o benefício dos interesses dos poderosos.
Segundo, a semelhança da personagem Bocarra com os políticos e empresários de hoje é assombrosa!
Terceiro, a crítica as pseudo religiões e homens que se aproveitam da fé alheia para motivos estritamentes financeiros.
Para quem gosta de uma leitura leve e extremamente crítica, vai viajar no ponto de vista do autor.
Boa Compulsão a todos!!!

JORGE AMADO II - CAPITÃES DA AREIA - (AMADO, Jorge - Ed.Record)



Jorge Amado é um dos últimos grandes escritores que o Brasil teve, ainda hoje é lido e conceituado dentro e fora do país. Escreveu inúmeros livros, sendo vários deles imperdíveis, grandes obras da Literatura que se perpetuarão ao longo do tempo, e que num futuro próximo, será estudado e discutido como os consagrados mestres são!
O Livro foi escrito(pasmem) em 1937, já mostrando naquela época os problemas sociais do nosso país, que hoje só faz aumentar, provando que enquanto houver descaso e falta de boa vontade, a obra continuará atual!
Jorge Amado em todas as suas fases literárias, jamais se esqueceu de suas raízes e por conhecer de perto as mazelas do povo, colocou o dedo na ferida dos políticos e da população ao escrever o livro Capitães da Areia, sem eximir ninguém de culpa, fazendo uma ferrenha crítica social, bem fundamentada e sem demagogia.
Capitães da Areia entra no rol dos livros que se imortalizam em nossas memórias, com sua história emocionante de amores, tristezas, felicidades, dores, aventuras e perdas, nos levando a participar ativamente como mais um dentre aqueles que habitaram o velho trapiche. O autor tem a incrível capacidade de fazer que em nossos corações, suas personagens tenham vida.
Ao encerrarmos a leitura e fecharmos o livro, inevitavelmente começaremos outro capítulo, só que em nossa consciência, com nossas reflexões, e quem sabe, daí surjam ideias que construam capítulos melhores para aqueles que precisam.
Boa Compulsão a Todos!!!